Ramificações da Yoga

A filosofia e a prática da yoga datam de 5.000 anos atrás e se ramificaram em tópicos e objetivos diferentes.

Dentre as muitas ramificações existentes, as mais conhecidas e praticadas são:

1.  Hatha Yoga: a yoga das asanas, posturas. A Hatha Yoga considera o corpo um veículo para a alma. Utiliza técnicas de respiração, meditação e exercícios físicos para manter o corpo saudável, desbloqueado, para que a força vital flua livremente.

2.  Bhakti Yoga: um caminho que apóia a abertura e a expansão do coração e pratica a devoção a Deus, à vida, ao amor.

3.  Raja Yoga: tem como foco principal a meditação e a contemplação. A maioria dos adeptos pertencem a ordens religiosas e espirituais.

4.  Jnana Yoga: dedicada à sabedoria e ao conhecimento intelectual, a inteligência humana. Tem como objetivo ultrapassar limitações, unificando a inteligência e a sabedoria.

5.  Karma Yoga: acredita que situações presentes tem origem em ações no passado.  Consiste em mudar conscientemente as atitudes presentes, fazendo novas escolhas e plantando novas sementes. Cria-se assim um futuro livre de negatividades, com bons pensamentos, coerentes com o processo de evolução.

6.  Tantra Yoga: é um caminho que nos leva a transcender o nosso “Eu” através de rituais, inclusive sexuais, praticados com muita reverência e respeito. Tem como objetivo expandir a consciência em todos os níveis físicos, mentais. Tantra Yoga exige pureza, humildade, devoção, coragem, amor universal e autenticidade de seus adeptos.

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *